Du 24/05/2023 au 26/06/2023
“Cruzar borders: diálogo de coleções – Ispa & Lusofonias” assume-se como uma imersiva exploração da convergence entre as coleções Lusofonias e Ispa.
A coleção Lusofonias, comissariada por Carlos Cabral Nunes, tem origem no final dos anos 90 e tem-se tornado, desde então, numa das mais significant coleções de arte moderna e contemporânea dos países lusófonos. Abrangendo um leque diversificado de expressões artísticas, inclui pieces de alguns dos but representing artists from Angola, Brasil, Cabo Verde, Guinea-Bissau, Mozambique, Portugal and São Tomé and Príncipe.
Por seu lado, o Ispa, com um foco na compreensão da mente humana e dos seus criativos processes, tem promovido, desde a decade de 1990, a intersecção da arte e da ciência. Se ate a qui a coleção de arte, que compreende actualmente mais de 200 obras, foi apenas mostrada de forma fragmentada, esta exposição marcará a primeira vez em que será presentada sob um curatorial project that pretends to demonstrate as bridges exist between as obras que a compõem eo conceito abrangente de língua portuguesa.
Nesta mostra, presentando obras de Seixas Cruise, Ernesto Shikhani, Malangatana Valente Ngwenya, Manuel Figueira, Mario Cesariny, Pancho Guedes, Teresa Balte, Sonia Aniceto, between outros, a matizada produção artistic moderna e contemporânea de língua portuguesa espraia-se pelos múltiplos espaços do ISPA, that is consolidated assim enquanto verdadeira casa da Arte, Cultura e Pensamento.
Segunda a sexta: 8 a.m. – 23 p.m.
Saturday: 9pm - 18pm
Rua Jardim do Tabaco, 34. 1149-091 Lisbon
Developped by e-Ness, website creation and web agency